FAQ: TRATAMENTOS
 Câncer e formas de tratamento




- O que posso fazer para evitar o desenvolvimento do câncer de mama?

Infelizmente por não sabermos a causa desta doença, sua melhor chance de lutar contra o câncer de mama é fazendo o diagnóstico e tratamento precoce, através do auto-exame mensal de mamas, do exame clínico anual e da mamografia de rotina.

- Nenhuma mulher da minha família teve câncer de mama, isso pode significar que não estou em risco para esta doença?

Infelizmente Não. O câncer de mama hereditário ocorre em apenas em 5 a10%. A grande maioria,(90-95%) se desenvolvem devido a diversos fatores de riscos, sendo os principais a idade avançada e o fato de ser mulher

- Qual é a característica do câncer de mama hereditário?

Este tipo, geralmente acomete grande número de familiares de primeiro grau (mãe, irmã ou filha), particularmente mulheres jovens (abaixo dos 35 anos), muitas vezes ocorrem nas duas mamas ou estão associados ao câncer de ovário.
Se você tiver esta historia familiar, converse com seu médico sobre opções para proteção de sua saúde.

- A mamografia de rotina expõe as mulheres a dosagens de radiação prejudiciais a saúde?

Não. Este procedimento de diagnóstico expõe as mulheres à doses baixas e seguras de radiação, por isso a discussão sobre risco e benefício não apresenta nenhum fundamento na atualidade. Lembramos também que a detecção precoce do câncer de mama continua sendo a arma mais eficaz para uma maior sobrevida ou uma cura completa desta doença.

- O câncer de mama é hereditário?

O câncer de mama, na maioria das vezes não é hereditário, e o chamamos de esporádico. O hereditário é um tipo de câncer que geralmente acomete um grande número de familiares em primeiro grau (mãe, irmã, filha) e, muilheres muito jovens (abaixo dos 35 anos). Pode acometer as duas mamas ou estar associado ao câncer de ovário. Se você apresenta esta hisória familiar converse com seu médico sobre opções de proteção de sua saúde.

- Fui acometida por câncer de mama e gostaria de saber que controles devo fazer para melhorar a qualidade de vida?

Infelizmente após o tratamento inicial do câncer de mama muitas mulheres se sentem ansiosas e com medo de que a doença volte. Mas, mantendo a confiança em seu médico e fazendo as revisões periódicas certamente esta ansiedade irá diminuir a medida que os anos passam.

- Qual impacto social do câncer de mama?

O câncer de mama é um do mais freqüentes tumores de mulher e é, de todos eles, o mais relacionado com aspecto da fertilidade, maternidade e sexualidade. Podemos afirmar que hoje, este câncer representa a grande "neura" feminina e, por isso, a sociedade está sensibilizada aos argumentos científicos que favorecem o rastreamento do câncer precoce da mama


  perguntas freqüntes 
 GERAL
 MASTOLOGIA
 TRATAMENTOS